NÃO é só mais uma promessa de ano novo…

Começar o ano é sempre motivador. Listar os objetivos dessa nova oportunidade de realizar sonhos é clichê na nossa cultura. Criar novas metas e pensar novos planos é algo comum em encerramentos de ano, com a esperança que se renova para um ano novo e melhor.

Mas pare e pense: qual foi a última vez em que teve o prazer de dar o “check” em cada um desses objetivos? Em 2017 você superou as suas expectativas ou acumulou sonhos para o ano seguinte?

Os planos pessoais são a nossa diretriz para todas as áreas da vida. São eles que nos trazem a segurança de onde estamos, do trabalho que realizamos e nos fazem perceber se estamos ou não trilhando o caminho que nos leva ao objetivo final. Da mesma forma, nos mostram quando o caminho se desvia e o quão distante estamos de nossas metas pessoais.

O foco e a perseverança são bases que ajudam nessa jornada pela busca dos objetivos. E para alcançar algo que você deseja muito é necessário se organizar e perceber, ao redor e a si mesmo, para verificar se esse é o melhor momento para tal plano ou se você já tem ou ainda vai ter todos os recursos necessários para fazer tudo o que é preciso. Para isso, PLANEJE!

Os prejuízos da falta de planejamento são inúmeros: falta de foco, pouca preparação para lidar com as adversidades, baixa efetividade no percurso… Sem falar no abalo emocional gerado pela ansiedade e pela falta de clareza no direcionamento dos nossos esforços.

 Para evitar que a falta de planejamento te impeça de alcançar seus objetivos e consequentemente traga frustrações desnecessárias, é importante:

– Avaliar profundamente a situação: compreender quais são os reais objetivos que você tem para um próximo ano, dia, mês ou qualquer outro prazo. Busque o entendimento sobre tudo o que é necessário ser feito para chegar aos resultados desejados e avalie os recursos necessários e tudo o que pode atrapalhar você de alguma maneira.

– Criar uma rotina: definir planos e atividades é um processo bem importante, com base neles geralmente é criado um planejamento e um sequenciamento das ações. Cumprir seus afazeres e garantir a realização de tudo que é necessário ser feito, é importante criar uma rotina, padronizando e compreendendo o modo como você se motiva e produz. A agenda bem estruturada, com alinhamento de interesses e obrigações pode ser uma excelente amiga para o dia a dia, visando resultados efetivos em relação as tarefas gerais e especiais.

– Priorizar resultados: É muito comum ter uma série de desejos variados. Mas você já teve problemas com foco? Tentou fazer várias coisas ao mesmo tempo e no final, não alcançou nenhum resultado que pretendia? Provavelmente você não tenha priorizado. A priorização serve exatamente para criar preferências aos objetivos julgados como mais relevantes, ou seja, o topo daquilo que você deseja. Defina bem as suas prioridades, pois provavelmente com foco bem definido e conhecimento dos seus interesses as metas podem ser alcançadas.

– Ter disciplina: A disciplina está inclusa em todas as dicas anteriores! A dedicação efetiva e verdadeira é essencial para o alcance dos objetivos. Com base nela é possível ter a força necessária para atingir as metas e superar os desafios que cercam nossos interesses. Evitando dispersões e distrações que podem distanciar a concretização de um objetivo.

Um ano novo é realmente uma nova oportunidade, mas essa visão deve estar inserida no dia a dia, a cada erro e acerto, considerando sempre a vontade de fazer mais e melhor. Buscando a satisfação e as conquistas, para os sonhos pequenos ou grandes, próximos ou um pouco mais distantes.

Partindo para um lado mais organizacional, se as empresas possuem, muitas vezes, objetivos ainda mais claros, por que não dedicamos também essa fase de recomeço para pensar nesses planos?

Sua empresa tem dado todos os “checks” que deseja? Ou melhor, que PRECISA?

Em um cenário cada vez mais competitivo, as organizações possuem desafios crescentes para permanecerem no mercado que vão além das próprias necessidades básicas de sobrevivência. A ousadia, inovação e excelência nos produtos e serviços passam a fazer parte da lista de “to do” das empresa.

Isso não é novidade. Mas tem acontecido!

Sendo assim, é importante considerar 2 dicas sobre comportamentos:

– Ouvir: ouça quais são os desejos de seus clientes (internos e externos), pessoas estão e sempre estarão envolvidas com a organização em que você atua, seja trabalhando na sua empresa ou adquirindo os produtos ou serviços que você oferece. Dessa forma, compreender os interesses dessas pessoas abre uma porta para a identificação de oportunidades, para fazer mais, fazer melhor e fazer diferente. Talvez algum de seus colaboradores tenha uma ideia excelente sobre o produto que você vende, ou o serviço que você oferece, sobre como otimizar as tarefas do dia a dia ou até mesmo uma ideia de como reduzir custos desnecessários.

– Adaptar: Adaptar é uma forma de compreender um contexto ou uma situação e buscar possíveis alterações, com foco na melhoria constante. E se uma alteração na cor do escritório tornasse o ambiente mais descontraído? E se uma integração potencializasse a comunicação de seus colaboradores entre. Há muito poder da novidade, seja um novo modo de fazer ou pensar até mesmo um ajuste no dia a dia.

Porém, mais do que apenas planejar e pensar em novidades, é importante: EXECUTAR!

Colocar os planos em prática é a chave para alcançar efetivamente o que se objetiva. Um planejamento é realmente uma boa fonte de compreensão de tudo que deve ser feito, mas o resultado é derivado da ação efetiva, da prática no dia a dia e da realização de pequenos, médios ou grandes feitos, conquistando parcialmente cada etapa dos projetos que foram priorizados.

É um ano novo, mas o que realmente mudou?

O que mudou foi o pensamento sobre as novas e velhas perspectivas. Percebe-se um momento para a ação, para novas reflexões e para fazer mais e melhor pelo que você anseia. É momento de olhar para si e buscando a força de vontade necessária para conquistar seus objetivos, tendo como base a crença em si mesmo e na sua força de concretizar planos.

18-01-18

Escrito por: Bruna Resende

Ex-presidente Institucional – AD&M Consultoria Empresarial 

Trainee 2018 The Kraft Heinz Company

LinkedIn: (Bruna Resende)

Co-escrito por: Evandro Garcia

Líder de Projetos – AD&M Consultoria Empresarial

Deixe uma resposta