Gerenciando equipes: como não afundar seu navio!

Seguindo a metáfora de líder equivalente a um capitão, falaremos sobre estratégias para não afundar o seu navio, sua equipe ou sua empresa. Eu, enquanto Líder de Projetos da AD&M, tive a oportunidade de gerenciar diversos projetos de consultoria, com diferentes equipes e enfrentando diversos desafios. E até o momento, pude extrair alguns aprendizados sobre liderança que me impactaram como pessoa e profissional. Gostaria de compartilhar alguns deles:

 

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A importância do autoconhecimento

É básico entender quais são os seus próprios pontos fortes e fracos antes de tentar desenvolver ou guiar seus liderados. Recentemente me deparei com um gap em uma de minhas equipes.  Porém, percebi que eu mesmo não era destaque em tal competência.

Assim, para auxiliar o consultor à atingi-la, decidi trabalhar em paralelo para desenvolvermos o mesmo ponto. Aprendi que quanto maior o autoconhecimento de um líder, mais apto ele se torna a desenvolver os outros.

 

Imagem3Comunicação é tudo!

Uma boa comunicação interna é fundamental para qualquer gerenciamento. Por isso, é papel de um líder estruturar e incentivar uma comunicação fluida e transparente em suas equipes.

Equipes em que tive mais efetividade na comunicação obtiveram resultados melhores, já que me permitiram uma passagem de feedbacks mais clara, tomada de decisão mais ágil e até a antecipação de cenários.

 

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Para adquirir abertura você deve se mostrar aberto

A abertura é um pressuposto para desenvolver uma boa comunicação e se mostra fundamental para trabalhar a liderança no estilo de coaching, como visto no texto anterior, uma vez que se torna  necessário desenvolver empatia com sua equipe. E para desenvolver os pontos desejados, que jeito melhor do que o exemplo?

 

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Entenda e divida as parcelas de responsabilidade

Como líder, sua parcela de responsabilidade sobre desempenho de suas equipes é sempre maior, já que é seu papel saber e enxergar o que se passa tanto internamente quanto externamente.

Mas ao mesmo tempo, deve-se dividir essa responsabilidade com suas equipes, alinhando-as sobre os resultados e questionando-as sobre a sua participação no desempenho obtido, para que assim todos trabalhem para o mesmo propósito.

Tal ponto é válido não só para os fracassos, em que devemos admitir as falhas e refletir sobre aprendizados, mas também para os sucessos, valorizando os desafios superados em conjunto e reconhecendo os que mais se destacaram.

 

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Sempre em frente!

Ao encarar um grande desafio, o desejo de voltar para a zona de conforto é sempre muito grande. Este hino deixa para trás o conforto do passado e almeja os desafios do presente. Isso nos mantém na caminhada em busca de resultados maiores e melhores.

Um líder de sucesso deve conseguir motivar suas equipes para que ultrapassem desafios em conjunto e alcancem grandes resultados ou grandes lições, relembrando-os sempre do foco a ser alcançado.

 

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Menos é mais!

E por fim, um dos meus lemas favoritos. Soluções simples normalmente são as mais transformadoras para solucionar problemas. Um exemplo recente foi um de meus projetos, cuja mudança de plataforma de apresentação transformou clientes apáticos em super engajados.

Notei que é comum tentarmos tapar buracos de uma caixa toda furada, mas a solução mais simples seria apenas olhar fora dela. E assim concluí que um líder deve conseguir com sua visão holística perceber as pequenas mudanças que podem ser realmente transformadoras.

 

Na AD&M temos um Escritório de Projetos formado por líderes responsáveis por acompanhar a motivação e a produtividades dos consultores em seus projetos, auxiliando no desenvolvimento dos membros e garantindo a qualidade de nossos projetos e a geração de valor para nossos clientes.

Para isso, nossos líderes passam por um treinamento com metodologias e dinâmicas, vivenciando na prática situações que trabalham os pontos citados acima. Não é a toa que planejamento e treinamentos são tão importantes para manter seu barco na superfície.

Já temos experiência com esse tipo de planejamento e podemos ajudar empresas a manterem a motivação, a produtividade e a qualidade na prestação dos serviços ou venda de produtos. Para saber mais, clique abaixo:

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Criador: Eduardo Damico
Atualizado por: Ana Monclair

Conheça o trabalho do Eduardo clicando aqui!

Quer saber que tipo de líder você é? Confira aqui!

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