Saiba como manter os colaboradores engajados!

A satisfação e o bem-estar no trabalho são aspectos relevantes para a geração de colaboradores engajados e vivificados. O ponto a ser discutido e trazido por mim refere-se à como aumentar a motivação e por consequência, o engajamento de seus colaboradores.

Nesse sentido, deve-se enxergar funcionários não apenas como simples colaboradores, ou como simples números para geração de resultado, mas como indivíduos que possuem valores e princípios, assim como as organizações no

qual trabalham, o que significa dizer que cada um possui regimentos próprios que influenciam em sua maneira de agir.

Através de uma percepção de ganha-ganha, nada é melhor do que ter membros que se sentem valorizados e representados pela organização em que trabalham. Dessa maneira, o desejável é equilibrar os interesses individuais dos funcionários com os da organização, para assim gerar colaboradores engajados!

E como promover esse equilíbrio?

De acordo com o teórico Kunsch, a comunicação interna é uma ferramenta estratégica que visa compatibilizar os interesses dos empregados com os da empresa, e assim para gerá-la é preciso existir:

1)    Estímulo ao diálogo

  • Troca de informações e experiências
  • Incentivos à participação

Seguindo esse princípio e de acordo com o teórico Gil, o ponto de início para criar motivação é quando o colaborador percebe sua importância em seu ambiente de trabalho, e desse modo, sentir-se parte dele, sentir-se além da mera execução de suas tarefas, de cumprir o seu horário em troco de um salário.

De acordo com O’Donnel quanto mais os funcionários se sentirem integrados e engajados em um grupo, mais dispostos estarão em oferecer sua força para o todo. O que as integra é a afinidade de seus valores pessoais com os da organização. No entanto, quando não há compartilhamentos de valores, existe o risco de as pessoas seguirem apenas seus interesses individuais.

Por isso, para que se tenha colaboradores engajados, é importante a existência de membros alinhados com a cultura de sua organização, por isso que é importante um processo de recrutamento e seleção bem definido que permita que apenas os membros compatíveis com a cultura da empresa estejam nela.

E desse modo, membros alinhados serão aptos para serem comprometidos, empenhados, responsáveis e capacitados para exercer as suas atividades com mais eficiência. e assim a empresa obterá condições para aumentar a sua produtividade, de acordo com Chiavenato.

Seguindo as ideias do mesmo autor, as pessoas ao serem vistas como parceiras nas organizações, são igualmente fornecedoras de conhecimentos, de

habilidades e de competências, além de serem a inteligência que proporciona decisões racionais e que imprime significado e rumo aos objetivos da organização.

E é neste ambiente, que os colaboradores compartilham conhecimento e desenvolvem as suas competências. Por estes motivos que é importante que haja o estímulo à comunicação interna, comentada anteriormente, para a geração de membros engajados.

Diferença entre satisfação e engajamento

Porém, é necessário que exista uma diferença na definição de satisfação e engajamento no trabalho. O primeiro envolve o que o colaborador recebe do trabalho, como também aquilo que é esperado sobre sua atuação na empresa.

Engajamento é o “algo a mais”, vai além da satisfação, é o sentimento de pertencer e ser, é estar vinculado com as suas atividades e com o ambiente no qual se produz. É a geração de reciprocidade, é querer contribuir porque sou contribuído.

Nesse sentido para a geração de um engajamento genuíno de seus colaboradores é sugerido:

  1. Envolver-se com os projetos de seus colaboradores, e assim não deixá-los inteiramente sozinhos na realização de seus projetos
  2. Conversar pessoalmente com os membros, o que permite seu funcionário se sentir valorizado por sua presença
  3. Fornecer feedbacks regularmente, para identificar aquilo que possa ser melhorado nos outros membros
  4. Realizar uma pesquisa de Clima Organizacional, e dessa maneira saber como os colaboradores se sentem e quais aspectos necessitam ser trabalhados
  5. Permitir e incentivar a autonomia, uma vez que o senso de liberdade aumentará e abrirá espaço para a propagação de criatividade
  6. Informar com clareza, visto que facilita o entendimento e o trabalho que tem de ser feito
  7. Manter a palavra, e assim gerar confiança em seus funcionários e permitir que saibam que podem contar com você
  8. Aprender com seus colaboradores, cada um tem algo a agregar, identifique os pontos positivos de cada um e trabalhe em si mesmo o que ainda não é suficiente
  • Promover celebrações, uma vez que todos merecem um momento para descansar e se divertir, assim como também permite maior integração entre os membros
  • Estabelecer gamificações, e assim oferecer incentivos e recompensas no cumprimento de tarefas específicas

Desse modo, vimos como é importante a introdução de membros que se alinhem com os valores de sua empresa, de valorizar os seus colaboradores e estabelecer planos de ação para ter os membros engajados.

E caso tenha maior interesse, leia outros blogs ou marque um diagnóstico GRÁTIS realizado por nossa equipe ou entre em contato conosco!

Deixe uma resposta