Mix de Marketing: os 4Ps que vão impulsionar sua marca

O mix de marketing é uma importante ferramenta que auxilia uma empresa a alcançar e influenciar com sucesso o seu público-alvo. Ao longo desse texto, você poderá entender como traçar estratégias para impulsionar os desejos de compra dos consumidores.

O que é mix de marketing?

Atualmente, muitas empresas encontram-se em um cenário altamente competitivo e com isso, buscam uma forma de se diferenciar perante os seus concorrentes.

O mercado está exigindo novas estratégias para organizações, em que elas devem se adaptar às mudanças que ocorrem na sociedade para manter sua competitividade e alcançar a sustentabilidade no negócio, ou seja, a utilização os recursos da empresa de maneira equilibrada.

Além disso, a captação e manutenção dos clientes são um dos maiores desafios para as empresas que desejam alcançar sucesso. Por isso, é importante analisar as mudanças que determinam o comportamento do consumidor para estruturar planos de ação pautados na atração e satisfação do cliente.

Nesse contexto, o mix de marketing surge como um conjunto de estratégias que auxiliam as empresas a atenderem as necessidades e desejos dos seus clientes.

O Mix de Marketing ou Composto de Marketing é um conceito criado pelo professor Jerome McCarthy. O termo foi propagado com Philip Kotler, mais conhecido como “pai do marketing”, o qual passou a estudá-lo no seu campo de pesquisa.

Esse conceito é baseado nos quatro pilares do marketing, mais conhecido como 4P’s: Produto, Preço, Praça e Promoção.

Dessa forma, o Mix de Marketing é combinação única de estratégias de produto, distribuição (local ou place), promoção e preço (os quatro Ps), planejadas para produzir trocas mutuamente satisfatórias com mercado-alvo, conforme explica Lamb Jr., Hair Jr. e McDaniel.

Kotler (2000) define os 4 Ps como uma visão que a empresa vendedora tem das ferramentas de marketing disponíveis para influenciar compradores. Assim, veremos a seguir como cada pilar do marketing pode ajudar na geração de valor para o cliente.

Produto

O primeiro pilar referente ao Mix de Marketing pode ser definido com o produto.

Kotler e Armstrong (2007) descrevem o produto como “o conjunto de bens e serviços que a organização dispõe ao mercado-alvo para satisfazer a um desejo ou necessidade

Para Kotler, o produto ofertado por uma empresa é constituído por diversas variáveis, as quais podem ser observadas a seguir:

  • Variedade
  • Qualidade
  • Design
  • Características
  • Nome da marca
  • Embalagem
  • Tamanhos
  • Garantias
  • Devoluções

Dessas variáveis, é importante estar atento a qualidade, principalmente em relação a matéria prima do produto, a qual deve ter uma boa origem.

Manter a atenção na qualidade do produto é essencial para uma empresa, pois esse é o critério que mais cresce no momento de escolha do consumidor, segundo a pesquisa realizada pela Federação do Comércio do Estado do Rio de Janeiro (Fecomércio)

Além disso, para oferecer um produto de sucesso é necessário que ele atenda uma necessidade de mercado, ou seja, resolva um problema do consumidor.

Outro fator de extrema importância é o diferencial de um produto ou serviço oferecido por uma empresa. Dessa forma, o produto deve apresentar uma característica que o difere dos concorrentes e atraia a atenção do seu público.

Preço

O preço, segundo Kotler, é a quantidade em dinheiro que os clientes pagam para adquirir o produto.

Esse é um dos pilares mais importantes do Mix de Marketing, pois ele gera receita para a empresa.

Bobby J. Calder e Alice M. Tybout, autores do livro “Marketing”, definem que o produto, a praça e a promoção constituem uma maneira de criar valor para os clientes, enquanto o preço é o único elemento que permite capturar esse valor.

Assim, os outros três pilares do Mix de Marketing retiram os recursos da empresa e o preço é único responsável por trazer recursos para a organização.

Kotler também define o preço como um dos elementos mais flexíveis do Mix de Marketing, pois ele pode ser rapidamente modificado.

Nesse sentindo, para determinar o preço é essencial analisar todos os custos gerados na produção de um determinado produto ou serviço. Ademais, é extremamente importante observar os preços dos concorrentes para adquirir competitividade no mercado.

Estabelecer o preço corretamente é fundamental para uma empresa, pois é a forma como o produto é visto pelo consumidor.

Para Kotler, os consumidores tendem a associar o preço de um produto a sua qualidade.

Esse é um dos motivos que levam muitas pessoas a pagarem mais em um produto devido a sua qualidade, pois enxergam esse valor no item que estão adquirindo.

No artigo “Custos e preços de um serviço: como definir?”  é possível entender como realizar a precificação correta de um produto ou serviço e auxiliar no alcance da sustentabilidade financeira da empresa.

Praça

Para Kotler e Armstrong (2007), a praça é a forma com que a empresa disponibiliza o produto aos clientes alvos, ou seja, como o cliente chega até o seu negócio.

Sendo assim, o terceiro pilar do Mix de Marketing representa o local onde o produto é disponibilizado para a venda, podendo ser tanto um espaço físico quanto virtual, como é o caso do e-commerce.

Além de representar o ponto de venda, a praça refere-se a todo o processo de logística e distribuição do produto, envolvendo fatores como o transporte e os níveis de estoque.

É importante que a empresa mantenha atenção em maneira de facilitar o acesso do cliente até o produto e para isso, é possível utilizar o caso da Dell (empresa de informática) como exemplo.

A Dell conquistou um grande diferencial no mercado, pois buscou entender as reais necessidades do seu público-alvo e passou a vender computadores diretamente para seus clientes, diferente das outras empresas que possuíam as lojas físicas como único canal de distribuição.

Assim, com um modelo direto de vendas e um produto diferenciado, a Dell foi capaz de reinventar a indústria dos computadores.

Promoção

O último pilar do Mix de Marketing pode ser entendido, segundo Kotler, como o modo que a empresa divulga os pontos fortes dos produtos e persuade os clientes a adquiri-los como opção para a satisfação de suas necessidades.

Dessa forma, a promoção representa as formas de divulgação de um produto ou serviço, ou seja, são as maneiras que a empresa apresenta o que ela oferece para o seu consumidor, despertando o interesse no cliente.

 Kotler define cinco formas de aplicar o quarto aspecto do Mix de Marketing:

1. Propaganda: qualquer forma paga de apresentação impessoal e de promoção de ideias, bens ou serviços feitos por intermédio de um patrocinador identificado;

2. Promoção de Vendas: incentivos, em sua maioria de curto prazo, que visam estimular a compra do consumidor;

3. Relações Públicas: ferramentas de marketing que possuem como objetivo de promover a imagem da empresa e de seus produtos ou serviços diante do público da organização;

4. Venda Pessoal: interação face a face com os clientes, com o intuito de realizar a apresentação das vendas, responder dúvidas e estabelecer um relacionamento com os consumidores;

5. Marketing Direto: estabelece um contato direto com consumidores individuais por meio de um sistema interativo que usa correio, telefone, e-mail ou outro tipo de ferramenta que possibilite obter uma resposta dos clientes ativos.

Portanto, a promoção é responsável por criar uma conexão entre a empresa e seu público-alvo, através de anúncios, rádio, televisão, redes sociais entre outros.

O que mais eu preciso saber sobre o mix de marketing?

O mix de marketing engloba os principais aspectos que qualquer organização deve se preocupar para impulsionar os seus resultados.

Nesse texto foram explicados os principais pontos, e é possível se aprofundar mais em cada um deles. NA AD&M, trabalhamos para solucionar desafios de nossos clientes. Em relação ao mix de marketing, por exemplo, tentamos responder a essas perguntas:

Quais produtos devo disponibilizar? Quanto cobrar por cada um deles? Como escolher a localização do meu negócio? Quais os melhores canais para distribuir meus produtos? Que estratégias de promoção fazem sentido para o meu público-alvo?

Sabendo disso, gostaria de um diagnóstico GRÁTIS realizado por analistas que tem experiência em aplicá-los para dezenas de empresas? Entre em contato conosco!

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Escrito por: Bruna Veríssima, Consultora

Revisado por: Hugo Braga, Analista de Mercado

AD&M Consultoria Empresarial