A Lo Voglio é uma gelateria que teve sua origem em Brasília. Ela foi inaugurada em 2015 e hoje está consolidando seu processo de expansão. O sucesso da marca está diretamente relacionado à qualidade dos seus produtos e à preocupação em proporcionar a experiência de consumo de um gelato – um sorvete artesanal que teve sua origem na Itália. Desde os produtos orgânicos utilizados até o atendimento nas motonetas e lojas físicas, a Lo Voglio busca se manter fiel ao verdadeiro gelato italiano.

Capturar.PNG

Os pontos de venda Lo Voglio fazem referência às motonetas italianas,  veículo de transporte muito utilizado nesse país.

Antes de iniciar sua operação e inaugurar as primeiras motonetas no Aeroporto Juscelino Kubitschek, os sócios da Lo Voglio buscaram a AD&M Consultoria com o intuito de elaborar e formalizar o processo produtivo e o processo logístico de distribuição dos gelatos. A principal preocupação dos sócios era padronizar as atividades de maneira que a expansão, que já era planejada, fosse facilitada. Com atividades bem definidas, formalizadas e manualizadas, seria mais fácil replicar esses processos em outras motonetas, lojas físicas ou sedes produtivas. Portanto, a solução vendida para a Lo Voglio foi Modelagem de Processos – ou seja, a elaboração de uma sequência de atividades focada na máxima otimização possível -, além de Controle e Análise Financeiros para aprimorar a gestão financeira de todos os empreendimentos dos sócios da empresa.

Para a criação desses processos, eu, como Consultora alocada para a execução desse projeto, tive que obter um entendimento mais aprofundado do negócio. Para isso, foram realizadas entrevistas com os Gerentes de  Distribuição, Produção e Operação da Lo Voglio – sendo o último responsável pela inter-relação entre a distribuição e a produção, garantindo que houvesse comunicação e alinhamento entre essas duas áreas. Essas entrevistas foram essenciais para que os processos elaborados fossem alinhados às expectativas e à realidade da empresa, além de permitir que fossem atividades ágeis e sem espaço para desperdícios. Além das entrevistas, visitei a sede produtiva e loja física da empresa, para conhecer os maquinários que seriam utilizados e me familiarizar com a fabricação de gelatos.

logo-white

Nesse momento, a Lo Voglio já estava em funcionamento, realizando testes na loja física e se preparando para a inauguração das motonetas, desse modo estavam todos muito focados em aprimorar e definir suas atividades e rotinas a tempo. E mesmo assim, os funcionários e sócios da empresa sempre se mostraram abertos, prestativos e disponíveis para a equipe interna da AD&M. Esse fato foi essencial para o sucesso do projeto, uma vez que, como em todos os projetos da AD&M, buscamos o envolvimento do cliente com a construção de nossas soluções, para que as entregas sejam alinhadas com a realidade de cada empresa ou cliente.

Ao longo de todo o projeto, a confiança mútua entre a AD&M e o time Lo Voglio se manteve sólida e permitiu um alto nível de cocriação das soluções entregues. Os processos elaborados foram totalmente personalizados para a realidade da Lo Voglio e o que a empresa esperava alcançar nos próximos anos. Além dos processos logístico e produtivo, também foram elaboradas e entregues ferramentas para auxiliar a execução destes e foram definidas ações essenciais para repassar para todos os níveis da empresa aquilo que foi definido. Com isso, as atividades definidas seriam consolidadas de forma mais fácil na empresa, uma vez que o conhecimento seria repassado de maneira planejada para os funcionários, para que todos estivessem alinhados sobre os seus papéis.

O projeto foi vendido e executado em 2015, ano da inauguração da Lo Voglio. Desde o início, era claro que os sócios tinham o plano de levar a marca para outros pontos do Distrito Federal e do Brasil. E os resultados planejados realmente foram consolidados. Hoje, a Lo Voglio expandiu suas operações para outros seis pontos no Distrito Federal e já possui motonetas em São Paulo e no Rio de Janeiro. A AD&M se orgulha de ter contribuído para a história de sucesso da gelateria e a nossa maior gratificação é testemunhar o sucesso crescente de clientes que possuem tanta paixão por seu negócio, como é o caso da Lo Voglio.

Conheça mais sobre a LoVoglio clicando aqui!

Criado por Camila Melo

Conheça mais sobre o trabalho da Camila! Clique aqui!

Deixe uma resposta