4 ferramentas para aumentar a produtividade do seu time.

Produtividade é a capacidade de produzir e consequentemente, gerar resultados. E numa realidade altamente competitiva, com prazos, números esperados e qualidades exigidas, e ao mesmo tempo, um grande número de distratores tão acessíveis, nem sempre fica fácil aumentar a produtividade da equipe, ou até mesmo a nossa própria produtividade à 100%.

Aliás, quem nunca quis ou quer melhorar ainda mais a sua produtividade? Mesmo que a empresa vá bem, sempre há aquela possibilidade de aperfeiçoar um pouco mais essa área. Agora, se uma empresa anda mal, o aumento da produtividade é um caminho (senão o único caminho) valioso para um primeiro passo numa mudança de realidade.

Os problemas para aumentar a produtividade são encontrados praticamente em todas as organizações, e isto independe de cultura, localização, e tipo de mercado em que a empresa está inserida. Como a demanda por melhoria de produtividade é quase que universal, diversas empresas de tecnologias desenvolveram soluções para esse objetivo. De fato, todos as ferramentas atuais de produtividade são digitais. A era do papel está encontrando o seu fim e esse cenário não parece ter nenhuma expectativa de mudanças. E já é certo que a revolução dos meios digitais veio para ficar. Ela está presente em todos os lugares. Uma organização que não usa a tecnologia a seu favor, está vulnerável, e pode ficar para trás num cenário altamente competitivo, que é o próprio mercado.

Foi pensando nisso que a AD&M Consultoria Empresarial decidiu listar quatro ferramentas gratuitas de produtividade que podem alavancar a produtividade do seu ambiente de trabalho. Todas as ferramentas aqui listadas são de fácil manuseio e podem (e devem) ser usadas agora mesmo. 

1 –  Google Drive

  Informação é poder. Quem nunca escutou essa frase? E no caso de empresas, as informações precisam circular de forma rápida, precisa e segura entre os colaboradores. É nesse momento em que o as ferramentas do Google entram em ação. Com o Google, você pode usar o “drive”, que é a pasta de compartilhamento de documentos, a “agenda”, que compila o horário de todos os colaboradores numa só agenda principal e muitos outros instrumentos, tais como: as planilhas, os documentos, as apresentações, o Google Hangouts e os formulários. Ou seja, uma ferramenta completa e prontinha, esperando por você e seu time! 

2 –  Trello

Há quem diga que o Trello é o “Whatsapp dos negócios”. Talvez essa ideia se deve ao fato dessa ferramenta ser tão dinâmica quanto uma conversa entre amigos no Whatsapp. Mas restringir a toda a genialidade dessa ferramenta na palavra “dinâmica” seria um grande erro. Com o Trello, você pode coordenar projetos, pessoas, tarefas e prazos de trabalhos. Além disso, o Trello possui um layout totalmente acessível e de fácil entendimento.

3 –   Slack

  O Slack é uma plataforma digital que já está disponível tanto para IOS quanto ANDROID. Nesse sistema, semelhante à uma rede social corporativa, é possível compartilhar documentos, mídias e trabalhos. É uma síntese do Google Drive, Trello e Evernote.

4 –    Evernote

  O Evernote lembra aquele caderninho tão organizado que você usava quando era mais jovem. Porém, se você não teve a chance de ter esse caderno antes, agora seria um ótimo momento para descobrir essa incrível ferramenta. De fato, o Evernote é uma ferramenta que mistura agenda com documentos, imagens, anotações e informações. Assim como todos as outras ferramentas listadas acima, o Evernote é compatível com os sistemas operacionais mais utilizados.

 Retornamos à primeira frase deste artigo que diz: “Produtividade é a capacidade de produzir e consequentemente, gerar resultados”. Porém, já com a utilização dessa ferramenta por você e seu time, podemos reformular dizendo: “Produtividade é a capacidade de produzir mais, gastando menos e consequentemente, gerar melhores resultados.”

Ficou alguma dúvida sobre essas 4 ferramentas para aumentar a produtividade do seu time? Fale conosco!

Deixe uma resposta